4x4 Recife

20 junho 2006

A capital nordestina da Rural

Texto: Edilson Vieira

Tive o prazer de conhecer este final de semana a cidadezinha de Vertente do Lério, que fica a pouco mais de 130 km do Recife. É só chegar em Surubim, no agreste, e ir tomando o rumo norte em direção a Paraíba. São 19 km de uma simpática estrada de terra e você chega a essa cidade que mais parece um povoado com seus 8 mil habitantes e cara de arraial de festa junina. Mas, o que mais me chamou atenção em Vertente do Lério (além do nome engraçado) foi a grande concentração de Rurais por km. Juro. Fui contando pela estrada: uma, duas, cinco...VINTE e quando cheguei ao “centro” em pleno domingo, putz! nunca vi tanta Rural junta. Tinha pra mais de 40! Se Brejo da Madre de Deus e João Alfredo são territórios ocupados por aquelas Toyotas alongadas de lotação, Vertente do Lério pode ser considerada a capital nordestina (ou nacional) da Rural Ford-Willys. Tem de todo o jeito e cor. Impecáveis e cheias de acessórios ou originais, ou ainda só sucatas jogadas nos terreiros das oficinas ou de algum proprietário desleixado. A maioria são 4x2, pois a estrada que liga a cidadezinha à Surubim é de terra, mas muito boa, mesmo assim é possível encontrar algumas 4x4.


Tracionadas ou não, muitas andam sem placas ou ainda com as antigas placas amarelas e vi até umas duas movidas a gás de cozinha (!) (afinal, elas não devem sair dos sítios e como quase nunca pegam uma estrada, os “ruralistas’ não estão nem um pouco preocupados com o policiamento de trânsito).


A boa notícia, para quem mora em Vertentes, é que o Governador Mendonça Filho anunciou que vai asfaltar a principal ligação de Vertente do Lério com o mundo, através de Surubim. 19 km de asfalto que vão trazer conforto, agilidade e segurança para os moradores mas, pode decretar o fim das guerreiras rurais que passaram décadas carregando o povo de Vertentes do Lério pelas estradas enlameadas ou empoeiradas e que certamente serão substituídas por Vans menos resistentes mas, confortáveis e rápidas. Pode ser uma boa notícia ainda para os jipeiros que sonham em comprar uma Rural em bom estado e por um preço baixo, afinal, a velha perua representante da familia Jeep não vai resistir aos apelos da modernidade. Tomara que as velhas rurais sejam acolhidas pelos colegas jipeiros, que saberão fazer bom uso dos seus serviços e preservarão esta prima valente dos nosso Jeeps.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home